9 de mar de 2012

#Nas Redes Nas Ruas




#NasRedesNasRuas: UJS se prepara para o seu 16° Congresso

“Sem tirar nenhum pé das ruas, nós queremos colocar as duas mãos na rede”. Essa foi a explicação dada por André Tokarski, presidente da União da Juventude Socialista (UJS), ao Vermelho, sobre os objetivos esperados com a campanha ‘Nas Redes e nas Ruas, Lutando pelo Brasil dos nossos Sonhos’.
Da Redação do Vermelho, Joanne Mota


A campanha que será lançada na terça-feira (13) é o lema do 16º Congresso Nacional da União da Juventude Socialista (UJS), a ser realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 07 e 10 de junho.


Em entrevista ao Vermelho, André Tokarski explicou que a ideia da campanha está baseada nas várias manifestações políticas e de luta da juventude pelo mundo. “Movimentos como a Primavera Árabe, os #Indignados de Madri, os lutadores do #occupywallstreet em Nova Iorque, as massivas mobilizações estudantis no Chile, o agosto verde e amarelo ou o #ocupebrasilia por 10% do PIB para a Educação, inspiraram a UJS nesse tema e a juventude socialista se prepara para discutir propostas que superem as desigualdades e injustiças que o capitalismo nos impõe, mas ao mesmo tempo renova e reforça sua capacidade de sonhar e lutar por um novo mundo, mais justo e solidário”, disse o dirigente.
Segundo ele, utilizar as redes sociais torna-se estratégico, abre diversas frentes de luta. “As redes sociais são cada vez mais importantes para a mobilização e participação da juventude. Sabemos que hoje as redes sociais assumiram um papel importante, mas devemos alinhar mais esta arma às mobilizações na rua. Por isso, articular essas duas formas de luta [nas ruas e nas redes] torna-se essencial para apresentar propostas de transformação de mudanças e de novas conquistas e direitos da juventude”.



Eleições 2012

Durante a entrevista, Tokarski também falou sobre os desafios da juventude em relação às eleições em 2012. Segundo ele, a UJS irá se mobilizar e apoiar diversas candidaturas juvenis, e todas as pautas apresentadas e defendidas neste ano pelo movimento estarão relacionadas diretamente com a campanha.
“A UJS se prepara para a campanha em 2012. Teremos um grande desafio e trabalharemos para eleger companheiros como Manuela D’Ávila, que é dirigente da UJS e será candidata a prefeita de Porto Alegre, Orlando Silva, que é ex-presidente da UJS e concorrerá a vereador em São Paulo, Marcelo Gavião que concorre para vereador em Salvador, o companheiro e ex-presidente da Ubes, Yann Evanovick, que concorrerá para vereador de Manaus, entre outros.
“Vivemos hoje no auge da crise do capitalismo nas ditas potências capitalistas e a juventude precisa refletir sobre os possíveis rumos, sobre a sociedade que ela quer construir. Por isso, reforçamos o chamado para a juventude participar o Congresso da UJS, pois será um espaço estratégico para quem quer lutar por um Brasil e um mundo mais justos”, reafirma Tokarski.

Agenda
No dia 13 de março, a UJS organizará um dia nacional de mobilização para lançar oficialmente o tema do 16° Congresso da UJS. Nesse dia realizaremos panfletagem nas 100 maiores cidades do país e ao mesmo tempo uma intensa mobilização nas redes sociais, com um grande tuitaço com a tag #NasRedesNasRuas.



Lucas (Pombo), presidente da UJS de Montes Claros, considera este momento muito importante,  e diz: "É hora de renovar as energias para garantir que 2012 seja mesmo o ano das vitórias. A militância jovem cumprirá um papel de destaque neste novo modelo político e contamos com cada um dos filiados em mais esta batalha".








Nenhum comentário:

Postar um comentário