Neste fim semana aconteceu, no sítio da FETAEMG em Belo Horizonte a Plenária Estadual da UJS Mineira.
"Não adianta olhar pro céu, com muita fé e pouca luta!" Gabriel o pensador
Abertura
A abertura dos trabalhos foi feita por Viviene , presidente da UJS Minas até então, e a mesa foi composta por ela,acompanhada do camarada Zito Vieira (Presidente da Fundação Mário Grabois) e pela Maria (representante da FETAEMG) que nos sedeu o local para a plenária.
O Zito fez uma explanação sobre a conjuntura política nacional e internacional e frizou que a UJS precisa sair
da militância quase que exclusiva no Mov. Estudantil e partir para novos rumos. Ressaltou a importância das redes sociais e seu uso entre a juventude e entre os movimentos de massa. Ex: Egito.
"Cuidar da UJS é cuidar do nosso futuro!" Zito Vieira
A Maria fez uma fala mais voltada para sua militância no Mov. da juventude rural, sobre suas lutas por espaço e atendimento básico das necessidades dos estudantes rurais.
Na parte da tarde (1º dia)
Foi tratada a questão política e estrutural da UJS, foi feita pelo Panetone uma apresentação das frentes e suas
lutas mais atuais, além de uma explanação a respeito das pastas como organização, Movimento Estudantil, comunicação.Sendo assim fechado o nosso plano de metas de 2011 da UJS Mineira.
Manhã ( 2º dia)
Durante o segundo dia tratamos específicamento do Movimento Estudantil, em sua maior parte Universitário.
Tivemos uma apresentação feita pela Luiza (presidente UEE-Minas), Diogo (Dir. Estadual de Mov. Estudantil e Renata (Dir. Nacional de Movimento Estuantil), sobre a UEE e suas bandeiras, os congressos que estão por vire como devemos atuar diante deles além dos erros que não podemos permitir que se repitam e correlação de forças entre outros.
Tarde (2º dia)
Na parte da tarde foi feito o debate sobre a atuação da UJS no congresso da UNE, sobre as bandeiras da educação colocadas pela UJS e UNE que são: 10% do PIB para educação, 50% do pré-sal para educação e um PNE a serviço do Brasil.
Foi colocada uma contribuição a respeito da autonomia universitária levantada por Montes Claros, sendo que desta discussão saiu um texto escrito por Luis Felipe e Laís que foi colocado no site da UNE pelo André Vitral (dir de comunicação da UNE) presente na plenária e agregará a tese "Transformar o sonho em realidade".
Por fim foi remanejada a direção da UEE dentre as mudanças a entrada da Débora de Montes Claros que será responsáveis pelas estaduais.
Foi aprovado o calendário de ações da UJS-Minas.
E no final, um grande momento, que foi a transição da presidencia da UJS-Minas para o Flávio Panetone, com muita emoção e homenagens de ambas as partes!
Vem pra UJS, Vem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário