28 de out. de 2010

Discutindo os rumos do país!



Representantes da juventude farão parte de evento que debate os rumos do país para um crescimento sustentável e includente. 

Entre os dias 24 e 26 de novembro, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) realizará em Brasília a 1ª Conferência do Desenvolvimento (Code), levando parte do seu conhecimento em pesquisas econômicas para um amplo debate na Esplanada dos Ministérios, onde estarão presentes os mais diversos segmentos de governos e da sociedade civil.

Considerando o papel que a juventude deve ter em qualquer projeto de desenvolvimento, o Instituto convidou a Secretaria Nacional de Juventude e o Conselho Nacional de Juventude a apoiarem o evento, estimulando a participação dos jovens nessa importante discussão, que ocorre justamente no momento em que o país inicia uma nova etapa do seu processo democrático, com a eleição do (da) novo (a) presidente da República.

A conferência tem entrada franca e os interessados devem fazer suas inscrições até 5 de novembro. É importante ressaltar que as despesas com passagem, deslocamentos e hospedagem ficarão a cargo dos participantes. A inscrição prévia foi exigida em função da limitação de lugares nos espaços onde ocorrerão os debates. Isso significa que os inscritos terão prioridade nesses espaços, que poderão ser acessados por quem não se inscreveu, desde que haja vagas. Haverá, ainda, espaços de visitação, com acesso livre a todos que vierem ao local.

O objetivo do Ipea é atrair toda a sociedade: estudantes, professores, trabalhadores em geral, donas de casa, autoridades, intelectuais, enfim, todos aqueles que tiverem interesse em conhecer um pouco mais sobre a realidade brasileira, por meio de vídeos, livros, projeções, oficinas, exposições e palestras. O evento contará com mais de 200 palestrantes, nove painéis temáticos sobre desenvolvimento, 88 oficinas e 50 lançamentos de livro. A Conferência contará, também, com uma vasta programação cultural.

De acordo com os organizadores, as exposições serão norteadas pelos sete eixos temáticos do desenvolvimento definidos pelo Instituto: inserção internacional soberana; macroeconomia para o desenvolvimento; fortalecimento do Estado, das instituições e da democracia; estrutura tecnoprodutiva integrada e regionalmente articulada; infraestrutura econômica, social e urbana; proteção social, garantia de direitos e geração de oportunidades; além da sustentabilidade ambiental.

Segundo o presidente do Conjuve, Danilo Moreira, a participação das organizações da sociedade civil que atuam com políticas de juventude é fundamental nesse evento. “Esta é uma grande oportunidade de reunir a produção do Ipea e as lideranças da sociedade civil neste debate que aponta a importância da juventude para o desenvolvimento do Brasil”, afirmou.

Mais informações sobre o evento pelo site http://www.ipea.gov.br/code

Nenhum comentário:

Postar um comentário