19 de abr. de 2011

3º Manifestação pelo Meio-Passe Estudantil em Montes Claros



            Há um ano, no dia 24 de Abril de 2008, a cidade de Montes Claros viveu um dia Histórico. Foi o dia em que mais de cinco mil estudantes, pais, professores e trabalhadores foram às ruas lutar pela implantação do Meio-Passe Estudantil no transporte coletivo urbano de Montes Claros. Luta esta organizada pela União da Juventude Socialista – UJS, em parceria com outras entidades estudantis, como a União Colegial de Minas gerais – UCMG, União Nacional dos Estudantes – UNE, Diretório Central dos Estudantes da Unimontes – DCE, União Estadual dos Estudantes – UEE, União Brasileira dos Estudantes Secundaristas – UBES e a União Popular de Mulheres – UPM, além do Sindicato dos Professores de Minas Gerais – SINPRO.
            Como sabemos, foi uma passeata totalmente pacífica. No entanto, ao chegarmos na porta da Prefeitura de Montes Claros, não bastasse não sermos recebidos pelo então Prefeito, os estudantes foram covardemente reprimidos pela Polícia Militar, a mando da Prefeitura. Com força totalmente desproporcional, a Tropa de Choque da Polícia utilizou cassetetes, spray de pimenta, cachorros adestrados, balas de borracha e bombas de gás lacrimogêneo para dispersar o movimento. As marcas daquele dia, física e emocional, estão guardadas nos corações de todos aqueles que, como nós da UJS, lutam por uma sociedade mais justa e igualitária.
            O dia histórico entrou para o calendário oficial do Município, e no último dia 24 de Abril, comemorou-se o dia Municipal do Movimento Estudantil, instituído pela Lei 3.996/08, como homenagem àqueles que sempre lutaram pelas causas estudantis.
            A vitória pela aprovação da Lei 4008/08, que institui o Meio-Passe Estudantil, foi de maneira inquestionável fruto da luta que a UJS sempre travou em defesa dos direitos da Juventude.
            Neste momento, continuamos vigilantes em relação à imediata regulamentação da Lei, além de outras lutas da juventude de Montes Claros. Sendo assim temos o prazer em convidá-lo (a) para 3º Passeata pelo meio-passe estudantil em Montes Claros. 

Sua presença é imprescindível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário